terça-feira, 31 de maio de 2011

Escola Renee Menezes-28-05-2011.


Grupo de estudo - A importância do registro nos Projetos de aprendizagem.
Relato Projetos de Aprendizagem e Sala do Educador Escola Renee Menezes dia 28/05/2011.  Por mais escura que seja a noite o sol sempre volta a brilhar.
                                           
No dia 28 de maio de 2011 os professores pesquisadores do Projeto Interinstitucional Cefapro/Unemat, estiveram presentes na escola Renee Menezes com o objetivo de estudar a importância dos registros na escola.
Os pesquisadores Antonio Ramos, Christiane Valeria, Edneuza Alves, Eliane Carvalho, José Paulo, Sara Cristina, Rozilene da Costa, Sueleide Alves, Ernandes Lopes e Josemar Lorenzetti, coordenados pela professora Albina Pereira Pinho desenvolveram as atividades com fins de fortalecer as práticas de registro já instituídas bem como co-relaciona-las aos projetos de aprendizagem.
Na ocasião a professora Sara Cristina conversou com os educadores sobre quais os registros mais comuns em seus espaços de trabalho com esta atividade verificou-se que durante toda a nossa prática realizamos muitos registros com diversas finalidades como: relatar, enumerar, argumentar, planejar, avaliar dentre outras. Os educadores perceberam também que além dos registros escritos e impressos atualmente utiliza-se muito registros tecnológicos, favorecendo a agilidade e idoneidade das ações educacionais que são registradas quase que em tempo real.
Na ocasião os educadores estudaram com mais profundidade os seguintes temas: O difícil e Prazeroso Ato de Registrar- Edneuza; Portfólio-Sueleide e Rozilene; Relatório Reflexivo; -Christiane- Webfólio-Antonio; Memorial- Sara Cristina; Blog-Eliane; Caderno de Campo- José Paulo. Também foram contextualizados textos e relatos de experiência de outras escolas e outros educadores que já desenvolvem os Projetos de Aprendizagem. A estratégia de estudo foi a divisão por grupos e temas e socialização para os demais no grande grupo.
Segundo a avaliação dos educadores os estudos contribuirão muito com sua prática.

Parabéns a todos os participantes deste excelente encontro e estudo.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Sala do Educador em Lucas do Rio Verde - MT.

Profissionais das escolas Estaduais de Lucas do Rio Verde reunidos para estudo sobre a Formação Humana- 2011

Sala do Educador das escolas Estaduais de Lucas do Rio Verde: Angelo Nadin e Luiz Carlos Ceconello.

Nos dias 24 e 25 de maio a professora do Cefapro Sara Cristina teve o privilégio de participar do projeto Sala do Educador nas escolas Estaduais em Lucas do Rio Verde. Durante os estudos percebemos a importância dos registros para atuação docente. O texto de Madalena Freire sobre “O Papel do Registro na Formação do Educador”, serviu de aporte teórico para as discussões. E os educadores destacaram a grande importância dos registros via meios tecnológicos no atual contexto educacional, tendo em vista não só a facilidade de inter-relação como também a agilidade que os meios tecnológicos oferecem. Também socializaram as ações educativas culturais e sociais em desenvolvimento nestas instituições. Alguns temas foram sugeridos para serem estudados nos próximos encontros das escolas com o CEFAPRO como o trabalho com PROJETOS e a gestão nos diversos segmentos da escola principalmente a gestão do professor em sala de aula. Percebe-se claramente o quanto estes profissionais estão comprometidos com as transformações propostas pelas Orientações Curriculares para o Estado de Mato grosso.

Parabéns aos profissionais das Escolas Angelo Nadin e Luiz Carlos Ceconello pelo compromisso e pelo sucesso nas ações educativas aí desenvolvidas.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Orientações Curriculares para o Estado de Mato Grosso- Município de Vera - MT.


Relato sobre o Seminário das Orientações Curriculares para o Mato Grosso no Município de Vera-MT.
Profissionais da educação do município de Vera e Feliz Natal estiveram reunidos com os Professores do Cefapro/Sinop-Mt. Para aprofundamento teórico sobre as Orientações Curriculares, na ocasião muitos assuntos foram discutidos com a contribuição dos profissionais.
Os presentes argumentaram que à partir do seminário lançou-se um novo olhar sobre a pratica pedagógica e sobre a “formação humana” e foram pertinentes as contribuições das Orientações sob o eixo “Trabalho Conhecimento e Cultura” na preparação dos alunos para a vida, o seminário também levou os participantes a refletir sobre, autonomia sem discriminação, formação de valores, revisão de conceitos entendimento sobre a importância da inclusão do trabalho coletivo e das ações inter e transdisciplinares ou seja uma visão atualizada na Perspectiva de formação humana.
Com este novo olhar segundo os presentes busca-se a sustentação para uma nova concepção de escola e educação no Estado, que sustentarão diferentes metodologias viabilizando uma política educacional inclusiva que proporcionarão a resolução de conflitos na escola. Esta proposta permeará o fazer pedagógico e favorecerá uma visão melhor sobre avaliação e relatório, bem como melhor relacionamentos entre professor/escola, professor/aluno, resultando em que os profissionais tenham propriedade na ação pedagógica sob este novo enfoque.
Alguns temas foram sugeridos para aprofundamento teórico com base nas Orientações Curriculares no Projeto Sala do Educador ou em outros momentos com o CEFAPRO como:
-Planejamento objetivando o desenvolvimento de capacidade nas áreas.
-Projetos na Escola inter e transdisciplinar..
-Formação Humana X Violência na escola.
-Estudos por área de conhecimento.
-Capacidade de cada Ciclo e para o Ensino Médio.
-Sociedade de consumo X escola pública.
-Escola Democrática X Socialismo.
-Exclusão Social, Bullying.
-Aprofundamento de todos os temas trabalhados no Seminário.
Segundo avaliação dos professores formadores do Cefapro Sara Cristina, Adenilse e Antonio o seminário alcançou os objetivos pretendidos. E a interação com os profissionais de Vera e Feliz Natal enriqueceram grandemente os conhecimentos sobre as Orientações Curriculares e sua implementação nas escolas.

Parabéns a todos os participantes desta primeira parte do Seminário.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Mês de maio ações no CEFAPRO- professora Sara Cristina/SINOP.

 Na segunda Feira dia 02 de maio fora realizada uma reunião com os profissionais ligados ao Programa Proinfantil pelas professoras Sueli e Sueleide, com fins de planejar as ações para o dia 03-05-2011 jornada mensal deste programa, na ocasião foram discutidas os assuntos pertinentes a formação e informação dos tutores. Com a contribuição dos formadores foi então elaborada a pauta. Já no dia 03 durante todo o dia os profissionais do proinfantil puderam socializar os resultados das avaliações da PB1 bem como a relação com os nomes das cursistas a fazerem recuperação, os formadores também disponibilizaram as atividades extras aos tutores com cursistas em recuperação. Na ocasião também foram recebidos os registros dos tutores dos encontros quinzenais, foi revisto a situação de documentação dos cursistas até o momento tanto na parte pedagógica quanto administrativa. Também foi feito orientações aos tutores sobre o relatório final do projeto de estudo bem como relatório técnico pedagógico. Outra atividade desenvolvida pela professora Sara até o momento neste mês diz respeito ao realinhamento para a formação com as Orientações Curriculares que serão desenvolvidas ainda este mês pela professora Sara,Adenilse e Antonio no Município de Vera-MT, bem como o planejamento para a atuação em Lucas do Rio verde no Projeto Sala do Educador.

Atividades Desenvolvidas no mês de Abril pela professora Sara Cristina-CEFAPRO/SINOP.

Orientações Curriculares em Lucas do Rio Verde Professores da Linguagem e Gestores.
O mês de abril foi dedicado a diversidade de ações pela professora Sara, dentre estas, atividades relacionadas ao Programa PROINFANTIL como encontro mensal com os tutores, Plantão Pedagógico e a primeira avaliação Bistral do módulo IV referente as 4 primeiras unidades de Linguagens e Códigos, outra atividade importante realizada neste mês foi o estudo, planejamento e atuação com as Orientações Curriculares para o Estado de Mato Grosso, em diversos municípios, a professora Sara Cristina atuou no município de Lucas do Rio Verde-MT; nos dias 18,19 e 20 de ABRIL, este Seminário proposto por este CEFAPRO aos municípios, objetivaram contextualizar tanto a rede municipal quanto estadual de educação com respeito as Orientações Curriculares para este Estado ,cujo  foco é a Formação Humana. Após retorno ao CEFAPRO foram sistematizadas as avaliações do SEMINÀRIO que colaborarão para o planejamento e atuação dos formadores deste centro neste ano de 2011. Percebemos que o trabalho conjunto entre Escolas e CEFAPRO no que diz respeito a  formação continuada adquire um novo olhar à partir deste trabalho. Neste mês também foram realinhados os estudos e a atuação dos professores formadores quanto ao Projeto Interinstitucional de Aprendizagem COOPERATIVA, para melhor atuação  dos pesquisadores nas quatro escolas parceiras.

Quanto Trabalho neste mês, mais graças ao Bom Deus tudo ocorreu como previsto.