quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Ativididades em Dezembro de 2010- Cefapro-Sinop-MT. Sara Cristina.

Dezembro- 2010.
Atividades desenvolvidas pela professora Sara Cristina dia 16 de dezembro de 2010.Encontro Mensal com os Tutores do Proinfantil. Na ocasião foram recebidos pelos formadores os registros referentes ao segundo semestre de atividades deste programa. Também foi uma ocasião dedicada à confraternização dos profissionais deste programa, segundo depoimento destes este ano foi de muito crescimento para todos os envolvidos. No período vespertino aconteceu uma reunião com as gestoras deste Centro, que contou com a participação da professora “Mirta” da SEDUC, na ocasião a professora aproveitou para parabenizar a dedicação de todos neste ano de trabalho no CEFAPRO Sinop, bem como agradeceu o companheirismo e a parceria.O dia 20 de Dezembro foi de fato muito especial para nós Professores Formadores foi o Dia em que em Cuiabá foi assinado a parceria com as universidade para trabalho e pesquisa nos próximos anos segue o texto publicado na página da SEDUC,
 segunda-feira, 20 de dezembro de 2010
Seduc fortalece a Formação Continuada
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a Universidade Federal de Mato Grosso e a Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), deram mais um passo no processo de fortalecimento da formação continuada dos profissionais da educação. Foi assinado na manhã de hoje (20.12), o Termo de Cooperação Técnica entre as instituições, que prevê o desenvolvimento de atividades e construção de projetos de pesquisa e extensão interdisciplinares.
A iniciativa irá contemplar - em uma primeira fase - ações de pesquisa e de aperfeiçoamento do processo de ensino a 44 unidades escolares que integram o pólo de Sinop. Caberá ao Centro de Formação e Atualização dos Profissionais (Cefapros) - órgão responsável pela efetivação da Política Educacional do Estado - atuar conjuntamente com os pesquisadores. Por meio do convênio, a partir de 2011 deverá ser instalado o Centro de Cooperação e Estudo na Formação Continuada no Espaço Educacional do Norte de MT para subsidiar o trabalho.
A secretaria de Estado de Educação, Rosa Neide Sandes de Almeida, pontuou durante reunião que o trabalho é  extremamente pertinente “O fazer integrando teoria e prática vai ajudar na unidade, que é um processo construído por cada profissional”. A secretaria adjunta de políticas educacionais, Fátima Resende, ponderou que ‘agregar ações de pesquisa para ampliar a oferta da qualidade, reforçando o processo ensino aprendizagem’.
“Esse esforço conjunto, muito possivelmente, é uma ação inédita é o reconhecimento da concepção da formação continuada que teve início anos atrás. É uma grande vitória’. A afirmação é da secretária extraordinária de Apoio às Políticas Educacionais de Mato Grosso, Flávia Nogueira. Ela ainda sugeriu que em 2011, a proposta de trabalho seja apresentada para o Fórum Estadual de Educação.
O professor da UFMT, do campus de Sinop, Felício Guilardi Júnior,  explicou durante o ato de assinatura do Termo que o planejamento das ações a serem executadas não é um processo estático, estando sujeito as adequações necessárias ao longo do processo.  Afirmou ainda que todas as propostas serão debatidas e deliberadas de forma coletiva, pautada em processo democrático.
Participaram também da reunião, a professora da UFMT Ana Carrilho Romero , o professor da Unemat, campus de Sinop, Roberto Alves de Arruda,  Mirta Grisil, da Superintendência de Formação e a diretora do Cefapro de Sinop, Kátia de Oliveira.

PATRÍCIANEVES
Assessoria/Seduc-MT

Neste dia também elaborei as atividades extras para os cursistas do PROINFANTIL que ainda farão a avaliação de recuperação da PB2, na área de Linguagens e Códigos. Iniciei também a leitura dos relatórios parciais dos cursistas do município de Itaúba-MT.

No dia 21 de Dezembro foi realizado pela coordenadora deste Centro Professora Angela Maria, e professoras alfabetizadoras Sueleide e Rozilene, a apresentação do SIGA – Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem, para que os demais formadores possam colaborar com as professoras nas escolas com o primeiro ciclo neste Polo. Neste dia também iniciamos a elaboração do Projeto da Diversidade, projeto este que possibilitará um trabalho voltado para esta temática no próximo ano junto aos professores e alunos das escolas, nesta atividade além da professora Sara Cristina participaram a professora Rozália e o professor Ivonei. Já no dia 22 a professora Sara Cristina e o professor José Paulo foram à escola Renee Menezes para planejamento de ações para o próximo ano letivo.
Dia 23 de Dezembro foi dedicado ao registro deste texto no Blog, este foi um ano de muitas realizações tanto profissionais quanto pessoais agradeço muitíssimo a Deus à minha família e a todos os colegas de trabalho que muito me apoiaram este ano de 2010.
 E que o ano de 2011 seja repleto de realizações para todos.
Grande abraço.


Sara Cristina- Cefapro - Sinop - 2010.


terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Atividades no Cefapro - dias 13 e 14 de Dezembro de 2010.

Na segunda feira dia 13 de Dezembro os professores do Cefapro participaram de uma reunião com a equipe Gestora deste centro,o objetivo desta reunião foi  redirecionar as ações de formação para o próximo ano letivo. Na ocasião a diretora Kátia e a coordenadora Angela Maria apresentaram as 44 escolas do Polo bem como as atribuições dos professores formadores responsáveis e respectivos acompanhantes, com a finalidade de que a atuação destes profissionais nas escolas  no ano de 2011  de fato contribuam com as ações dos profissionais nas escolas. Apresentou também os demais programas de responsabilidade dos formadores. Segundo as gestoras esta ação se faz necessária tendo em vista a importância de planejamento para o próximo ano letivo.
Outra atividade desenvolvida pela professora formadora Sara Cristina neste dia foi a correção das avaliações dos cursistas do Programa Proinfantil  turma 1. Bem como o registro de notas em planilha.
No dia 14 de Dezembro tivemos também no CEFAPRO o Estudo da Resolução 003/2010 CNE/CEB que normatiza as mudanças na EJA em substituição a resolução 180/00 CEE/MT. Vimos dentre outros fatores durante o estudo desta resolução a  nova carga horária bem como a nova organização das turmas na EJA, segundo a professora Teofanis, responsável pela EJA em nosso Polo, é importante que todos os professores formadores entendam a organização curricular da EJA para contribuir com as escolas que ofertam esta modalidade de ensino.
SARA CRISTINA - CEFAPRO- SINOP-MT.


Atividades desenvolvidas no mês de Dezembro- Professora Sara Cristina.

Nos dias 10 e 11 de Dezembro de 2010 Profissionais que atuam no Programa Proinfantil, estiveram reunidos na escola de Governo no Município de Sinop-Mt; para mais um "Plantão Pedagógico" e para a realização da "Prova bimestral - 2", na sexta Feira dia 10 a professora Sara Cristina bem como os demais professores Formadores do Cefapro, puderam rever os conteúdos que segundo os professores cursistas do Proinfantil, tinham maior dificuldade de compreensão, as unidades 5,6,7,8, do módulo III de Linguagens e Códigos, trataram dos seguintes assuntos:Os Discursos na Narrativa; Conceito de Regência Nominal e Verbal; A Linguagem Figurada e Ortografia e Produção de texto. A maioria dos Cursistas, argumentam que estes plantões contribuem muito para sanar dúvidas que por ventura tenham ficado no decorrer dos estudos. Segue Planejamento de pontos trabalhado neste plantão:
Professores e alunos da Educação Infantil  de Itaúba e Professora Sara Cristina

Planejamento Para O Plantão Pedagógico do PROINFANTIL– Linguagens e Códigos. 10-12-2010
Professora Formadora – Sara Cristina Gomes Pereira
 Cursistas – Professores cursistas do Programa Proinfantil.
 Objetivo Geral – Rever os conteúdos dos livros de estudo 5,6,7,8 da III unidade do material do Programa Proinfantil, objetivando esclarecimentos prévios para a 2 Prova Bimestral.
 Organização das Turmas 4.
 Carga horária reservada para cada turma.  Duas Horas.
Atividades:
1-Recapitulação da unidade 5 Livro de Estudo - Discurso Direto, Indireto e Indireto Livre – revisão das páginas 20, 28 e 30.
2-Recapitulação da unidade 6 Livro de estudo – Conceito de Regência Nominal e Verbal e Variação Linguística – revisão das páginas 16, 34, 37,38.
3-Recapitulação da unidade 7 Livro de estudo – Figuras de Linguagem ligadas a metáfora à metonímia e aos sons das palavras – revisão das páginas 28,29 e 34.
4-Recapitulação da unidade 8 Livro de estudo -  Ortografia e Produção de Texto – revisão das páginas 17 e 23,24.
 O planejamento e a  utilização dos Livros de estudo 5,6,7,8 contribuíram para sanar as principais dúvidas levantadas pelos cursistas nos encontros quinzenais junto aos tutores.

 Professora Formadora - Sara Cristina – Cefapro Sinop- MT.






quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Encontro sobre Diversidade com profissionais da Educação em Sinop-MT.

  Encontro da Diversidade IV módulo CEFAPRO/ SINOP-MT.

Nos dias 06 e 07 de Dezembro no auditório do CEPROTEC em Sinop-MT. Os profissionais da educação deste Polo estiveram com os Professores Clóvis e Alexander da UFMT para o estudo do IV módulo do Curso sobre Diversidade. O primeiro dia trabalhado pelo professor Clóvis, tratou da importância dos registros “Memória e Projeto de intervenção” como requisitos exigidos pelo curso.
Ao iniciar sua apresentação o professor falou sobre a opressão sofrida ainda neste século pelas mulheres em alguns países por conta de questões culturais ou mesmo por força de leis. Neste sentido apresentou o pensamento de (Simone de Beauvoir) com as seguintes palavras: “Os países do oriente oprimem a mulher mais com o rigor dos costumes do que com as próprias leis”.
Quanto à conceituação de gênero estudos apontam a presença de apenas dois gêneros, o feminino e o masculino, isso nos remete a pensar então qual o papel da mulher e do homem na atual sociedade? Outra questão levantada foi: Quais as memórias de infância que temos? Quais as brincadeiras apresentadas para os meninos e para as meninas pela família e pela escola? Quais as ações das instituições escolares frente a atos de violência, preconceito ou discriminação?  Estas reflexões são pertinentes nesta nossa construção sobre a importância de se respeitar as diferenças bem como de orientar os jovens neste sentido.
Vimos também que Características biológicas e afetivas estão relacionadas à sexualidade neste sentido outras temáticas poderão ser tratadas para elucidar possíveis dúvidas dos jovens como: Sexo, afetividade, Orientação Sexual, Educação Sexual, Orgasmo, reprodução, Tabus, Prazer, pecado, Sedução, Prostituição, Gravidez, Doenças, Religião, Sociedade, Poder, Fantasias, Mitos, Preconceito, Desejo, Paixão, Dinheiro dentre outros temas que estão intrinsecamente co-relacionados aos estudos sobre Sexualidade. Neste sentido nos fez refletir quais os nossos conceitos Sociais, Morais e ou Religiosos ao tratar destas temáticas com os jovens?
Falando mais especificamente sobre sexualidade, estudos da Organização Mundial de Saúde apontam para três tipos de Orientação Sexual: Heterossexual, Homossexual e Bissexual, orientações estas que só a maturidade biológica e cognitiva poderão confirmar, compreendemos também nestes estudos que entre às possíveis patologias relacionadas a sexualidade estão a zoofilia, pedofilia, necrofilia dentre outras, para tais patologias há pesquisas cientificas tanto para compreender quanto para  reverter estes quadros, considerando que os mesmos causam problemas para os com estes transtornos.
Outra questão relevante nos estudos sobre sexualidade diz respeito à substituição do termo “Homossexualismo” por “Homossexualidade”, a substituição de um termo pelo outro justifica-se tendo em vista que o sufixo “ismo” está relacionado a doenças, desta forma compreende-se atualmente  a homossexualidade não mais como distúrbio ou doença mas como orientação sexual diferenciada.
No que diz respeito às questões de gênero e sexualidade há que se levar em conta também a orientação sexual biológica às vezes incompatível com a orientação psicológica, fator este relevante ao tratar com alunos cujo registro civil é masculino e a orientação sexual feminina, uma sugestão é anotar o nome social ao lidar com esta pessoa, com a finalidade de não constranger o educando.
Aos profissionais que trabalham levando em conta estas possibilidades de orientação sexual nas instituições, estudos apontam cautela, tendo em vista que cada pessoa e só ela, poderá de fato definir qual a sua orientação sexual, sendo proibido por lei rotular ou discriminar pessoas cuja orientação sexual biológica seja diferente da orientação psicológica, processo este que cada pessoa leva aproximadamente cinco ou mais anos para de fato conseguir definir possibilitando assim a cada pessoa a decisão de readequação ou não de sexo com orientação especializada. Neste sentido também é importante compreender que estereótipos masculinos e ou femininos não configuram a homossexualidade.
Compreendendo que a Educação em Sexualidade é papel tanto da escola quanto da família, cabe a cada um em seu contexto social contribuir com a construção deste conhecimento junto aos jovens de forma sistematizada, neste sentido os profissionais em educação deverão refletir no que diz respeito a essa temática avaliando fatores como: que tipo de jovem quero formar  qual a sociedade em que vivemos, quais os valores presentes nesta sociedade, até que ponto fatores como homogeneização política e ou econômica, globalização, mundialização dos meios de comunicação e informação, indústria do ócio dentre outros fatores influenciam esta geração? E como isto afeta a Sexualidade dos indivíduos?
Outra questão a considerar neste sentido é até que ponto como educadores fazemos valer a autonomia profissional parar orientar os jovens? Será que ignorar estes conflitos contribuirá para o desenvolvimento emocional, físico e intelectual dos Jovens?
Segundo estudos  apresentados pelos professores, pequenos gestos  já na infância por parte de adultos podem reforçar o sexismo (poderio masculino sobre o feminino). Simples falas como: menino não chora, menino usa azul, menina usa rosa, meninos jogam futebol meninas brincam de bonecas, reforçam mentalmente nas crianças desigualdades e até superioridades e ou  inferioridades de um gênero para com o outro, tais falas aparentemente ingênuas refletem estereótipos sociais que culminarão nas desigualdades e até em futuras discriminações e ou preconceitos.
Observando também como trata as instituições escolares às figuras femininas e ou masculinas no decorrer do tempo, em aulas de história e demais disciplinas contextualizando as realizações da humanidade, será que o papel da mulher é evidenciado e valorizado assim como o papel masculino? Se não por que isto acontece? São questões a refletir.
Segundo a LDB. 20/12/96 em seu Art. 2º A finalidade da Educação é assegurar o pleno desenvolvimento do educando bem como o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho, e em seu Art. 3º apresenta os Princípios para o ensino que são: o pluralismo de idéias e concepções pedagógicas bem como o respeito à liberdade e apreço à tolerância, sendo assim será que de fato as instituições de educação trabalham de fato com temas como Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Consumo, Orientação Sexual, Manifestação da sexualidade, Postura dos Educadores, Relação Família-escola,Relações de Gênero, Prevenção de DSTs/AIDS, Diversidade Cultural, dentre outros temas que contribuirão para a construção do conhecimento contextualizado e significativo para  a formação plena humana?
Vimos então neste encontro e com estes estudos que há muitos campos em que poderemos aprimorar tanto em nossa prática profissional quanto individual em nossa própria família, necessitando de estudos aprofundados e com base epistemológica mais sólida.
Parabéns aos profissionais das escolas e do Cefapro que estiveram reunidos com esta finalidade neste esclarecedor encontro.

Sara Cristina – Cefapro Sinop- MT. 09/12/2010.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

04 de Dezembro - Professoras Sara e Márcia Weber na Escola Paulo Freire em Sinop-MT.


Relato Projetos de Aprendizagem na Escola Paulo Freire em Sinop- MT.
Encontro com a comunidade na Escola Estadual Paulo Freire em Sinop-MT.
No sábado dia 04 de dezembro de 2010, na escola Estadual Paulo Freire aconteceu a socialização dos resultados dos Projetos de Aprendizagem do ano corrente, na ocasião as professoras Sara Cristina e Márcia Weber puderam verificar o empenho dos alunos e professores no desenvolvimento das pesquisas, esta escola que este ano trabalha com os 3 Ciclos do ensino fundamental  pode socializar o desenvolvimento bem como os resultados destas pesquisas com toda a comunidade escolar. 
Dentre os Projetos propostos pelos alunos e coordenados pelos professores farei um breve relato de alguns quem pude conversar com os alunos pesquisadores. O Projeto “Jardim da garrafa Pet”, por exemplo, foi pensado e desenvolvido pelos profissionais do apoio, que viram a necessidade de tornar o espaço escolar mais alegre  e com um belo jardim usando como recurso materiais recicláveis, além de tornar a escola mais bonita os alunos puderam ver que mesmo com poucos recursos poderão ter um belo jardim em suas casas, neste projeto participaram 11 profissionais, embora os alunos não tenham sido envolvidos diretamente, pensa-se em envolve-los  diretamente no próximo ano. O projeto  “História do Cinema” desenvolvido pelos alunos do II ciclo coordenados pela professora Wélia e Carlos, também contribuiu muito para a aprendizagem dos alunos, segundo as alunas Evelaine e Mariane as aulas foram bem animadas e vários professores contribuíram com as pesquisas, organizaram um lindo mural Com os temas: Curiosidades do cinema e Celebridades do Cinema dentre outras atividades apresentadas na feira do conhecimento, ver os registros dos alunos desde os primeiros passos foi muito interessante. O projeto “Aprendendo com Arte” e  o projeto “Brinquedos”, desenvolvido pelo 1º ciclo e sala de recurso também contribuiu muito para a aprendizagem dos alunos segundo a professora Lurdes os alunos desenvolveram muito bem as capacidades esperadas para este ciclo, com os projetos facilitou a alfabetização e o letramento dentre outras capacidades, quanto ao projeto “Ingles” desenvolvido no 2º ciclo segundo as alunas Rozelaine e Bruna e coordenado pela professora Micheli, foi muito interessante pois como no currículo oficial nas primeiras fases eles não tem a língua estrangeira esta pesquisa facilitará a aprendizagem desta língua em anos posteriores, as alunas disseram também preferir trabalhar com projetos pois as aulas ficam bem mais animadas e conseguem aprender melhor. 
Outro projeto interessante foi o “ Datas Comemorativas” que culminou na elaboração de um livro contendo todo o processo de aprendizagem de cada aluno, segundo a professora Cláudia  Organizadora e coordenadora  do Projeto junto aos alunos do 2º ciclo, o projeto favoreceu a interdisciplinaridade, os alunos estavam muito felizes em apresentar aos familiares suas produções. O Projeto “Música”  desenvolvido pelos alunos do 3º ciclo também estava muito bom segundo a aluna Clarice que disse: "com este projeto os alunos conseguiram interpretar melhor não só as músicas mais facilitou a interpretação de muitos outros textos, ela disse também o trabalho por projetos é muito bom para os alunos que se envolvem, embora alguns alunos prefiram não se envolver muito, mais neste caso quem perde são eles". 
O Projeto “Artesanato reciclável” também do 3º ciclo segundo a aluna Raquel foi muito legal aprenderam a reaproveitar vários materiais que antes elas achavam que eram apenas lixo como CDs, sementes, folhas de RX dentre outros, segundo a aluna nem todos os professores contribuíram com a pesquisa, mais mesmo assim a experiência foi válida. Quanto ao Projeto “Violência Doméstica” desenvolvido também por alunos do 3º ciclo e coordenado pela professora Adeláide foi muito importante segundo as alunas Sabrina e Fernanada o projeto ajudou-os a entender mais sobre as muitas formas de violência tanto as físicas quanto as psicológicas, viram também como isto está acontecendo aqui em nosso município, segundo as pesquisadoras pelo menos 10 casos de violência doméstica são denunciados por dia em nosso município, as pesquisadoras disseram também que hoje já sabem como orientar as pessoas vítimas de violência doméstica e isso contribuirá com o papel delas naquela comunidade. 
Neste sentido também pude observar outros tema pesquisados pelos alunos como “Pedofilia” “Perigos do Krac” que segundo as alunas do 3º ciclo Jenifer e Jéssica de 15 e 14 anos tem sido uma armadilha para muitos jovens. As alunas puderam entender todo o processo que envolve a produção química desta e de outras drogas bem como o caminho destas drogas na historia e geograficamente até os usuários, segundo as pesquisadoras coordenadas pelo professor Claudeson é muito importante trabalhar com pesquisa na escola. 

O projeto “Futebol” desenvolvido pelos alunos da articulação e do 3 º ciclo também contribuiu muito com a aprendizagem dos alunos segundo o pesquisador João Paulino de 12 anos ele aprendeu muito com o projeto principalmente como usar o computador nas pesquisas, bem como outras tecnologias, este aluno que freqüenta a articulação desenvolveu muitas capacidades com o projeto segundo a  professora Matilde coordenadora deste Projeto, foi muito interessante ver os registros dos alunos e das Professoras Márcia e Matilde nestes projetos. 
O projeto  “ Direito das crianças” desenvolvido pelos alunos do 2º ciclo e coordenado pela professora Miriam também foi muito interessante segundo as professoras Tereza e Míriam com o projeto as crianças conheceram melhor seus direitos e deveres. O projeto “Horta na escola” também foi muito interessante segundo os pesquisadores do 2º ciclo este projeto os tem ajudado a valorizar e preservar o meio ambiente as alunas Andrielle e Manoella disseram que com a ajuda da coordenadora do projeto professora Rose aprenderam muito. 
O projeto “Dengue” também foi muito elogiado pelos pesquisadores do 2º ciclo as alunas Taynara e Camila disseram que este projeto contribuiu muito para cuidarem melhor dos quintais e agradeceram as professoras Genivalda e Maria Oening pela contribuição nas pesquisas. Na ocasião outros projetos também foram apresentados lamentavelmente não pudemos conversar com todos os pesquisadores e coordenadores das pesquisas, mais a Escola Paulo Freire está de parabéns. 
Um dos pontos sugeridos pelos alunos pesquisadores para o próximo ano é que mais professores envolvam-se nas pesquisas durante as aulas no decorrer do ano.
Parabéns a Toda comunidade da Escola Paulo Freire pelo magnífico trabalho.

Sara Cristina – Cefapro – Sinop- MT. 

sábado, 4 de dezembro de 2010

Apresentação dos Projetos de Aprrendizagem na Escola Estadual Paulo Freire em Sinop - Mt.

O sábado 04 de Dezembro de 2010 foi dedicado a apresentação dos Projetos de Aprendizagem desenvolvidos durante o ano de 2010 pela Escola estadual Paulo Freire, III Feira do conhecimento desta escola. O evento reuniu toda comunidade escolar bem como professores do Cefapro  ( Sara Cristina, Márcia Weber) e demais visitantes, esta escola já trabalha com esta metodologia desde 2008. E é motivo de grande alegria ver alunos e profissionais desta instituição tão envolvidos com a pesquisa dos alunos.

Parabéns a todos os Profissionais da Escola Paulo Freire, por mais esta realização bem sucedida.

Sara Cristina -  Cefapro - Sinop - Mt.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Atividades desenvolvidas pela Professora Sara nos dias 29,30/11 e 01/12 no CEFAPRO-SINOP-MT.

Professora Sara Cristina-Cefapro-Sinop-Mt.
No dia 29 de novembro  todos os Profissionais do Cefapro estiveram reunidos com as Universidades UFMT e UNEMAT, para tratar da parceria insterinstitucional. Na ocasião dentre as muitas propostas dos envolvidos uma foi de Organizar um Eixo central de trabalho e pesquisa com o tema "Formação de Professores" e sub- ítens, que contemplem a três áreas do conhecimento. Esta parceria objetiva fortalecer a prática dos formadores nas instituições de Educação Básica deste Polo. Já os dias 30 e 01 de dezembro foram dedicados a avaliação a atuação dos profissionais deste Centro no Projeto Sala de Professor nas 44 escolas deste Polo, com o objetivo de planejamento para o próximo ano letivo. Está previsto também a atuação da Professora Sara Cristina no Período Vespertino do dia 01 de dezembro trabalho no Município de Santa Carmem com a tutora e os cursistas do Programa Proinfantil.
Sara Cristina- Cefapro -Sinop-MT.